O desenho do pormenor está em escalas e perspectivas diferentes, e apresenta-se numa folha A4. Para se entender o desenho tem que se perceber a informação visual e se as cotas cumprem os requisitos do trabalho. No pormenor que for escolhido terá que se reproduzir o original da obra com as mesmas escalas, no entanto no 'model space' os objectos terão que ser construídos à escala real (metros), sendo que depois lhes será atribuída a mesma escala (do original) quando foram passados para o 'paper space'.
Outra parte da avaliação consiste na construção de uma macro, ou seja, um comando que resolva um problema presente no trabalho de pormenor. Esclarecida a explicação do exercício foi iniciado um exercício visando a construção de polígonos.
Abre-se o comando UNITS, e muda-se a escala de trabalho (0.000) como mostra a figura:
Guardar o trabalho sobre o nome de 'Poligonos'
O exercício e realizado no plano XY, ou seja, em 2D.
De seguida, pesquisar no computador 'acad.pgp' ( Este ficheiro faz parte dos ficheiros de instalação do Autocad. A localização deste pode variar conforme a localização que o aluno escolheu para a instalação do Autocad). Assim que se abre o ficheiro, existe uma descrição operativa, e, mais abaixo estão localizados os comandos de teclado e o comando que lhes corresponde.
Alterar 'Circle' para 'Ci'
Alterar 'Copy' para 'C'
Concluída esta tarefa, começa-se o exercício dos polígonos. Começamos pelo quadrado criando uma layer de côr Vermelha chamada 'Quadrado'.
Para a realização do quadrado fizemos os seguintes passos:
- Line
enter
- (0,0)
enter
- (1,0)
enter
- (1,1)
enter
- (0,1)
enter
- Zoom
enter
- e
De seguida, desliga-se a funcionalidade 'Dynamic Input' tecla F12
Com o quadrado feito, desenha-se um triângulo equilátero com 1 de lado. Um dos pontos será a origem, e uma das arestas será coincidente com a base do quadrado. Então cria-se uma layer com o nome 'triangulo'.
Para se construir o triângulo fazem-se os seguintes passos:
- Line
enter
- (0,0)
enter
- (1,0)
enter
- (@1<120)
enter
A funcionalidade do @ serve para inserir coordenadas relativas como as do vértice do triângulo.
Com os quadrado e o triângulo construidos, contrói-se o Círculo. Mais uma vez cria-se uma layer com o nome de 'círculo' e define-se como layer de trabalho.
Para se construir fazem-se os seguintes passos:
- C
enter
- (0,0)
enter
- d
enter
- 1
enter
- Zoom
enter
- e
Com a construção o quadrado, triângulo e círculo concluídas, constrói-se um Pentágono.
Para tal, é mais uma vez necessária uma layer com o nome 'Pentágono'.
Após a layer criada, os passos necessários para criar o Pentágono, são:
- Polygon
enter
- 5
enter
- E
enter
- 0,0
enter
- 1,0
enter
- Zoom
enter
- E
- List
enter
- (selecionar o pentágono o triângulo e o cubo)
enter
O comando LIST abre uma janela com o histórico de comandos utilizados anteriormente no Autocad.
De seguida desenham-se dois retângulos com duas proporções conhecidas:
- A raiz quadrada
- A áurea
Para tal cria-se mais uma layer com o nome 'Retângulo2', e define-se como layer de trabalho.
Antes de se criar o retângulo cria-se um círculo auxiliar.
- Circle
enter
- 0,0
enter
- 0,1
enter
Abre-se o comando OSNAP, e selecionam-se conforme a imagem:
Para fazer o retângulo:
- Polyline
enter
- (0,0)
enter
- qua
enter
- (arrastar a linha até ao círculo)
enter
- per
enter
- (selecionar o ponto superior esquerdo do quadrado)
enter
Por ultimo, apaga-se o círculo auxiliar.
Sem comentários:
Enviar um comentário