sábado, 19 de outubro de 2013

Aula Nº 3

Nesta aula foram dadas as primeiras noções de como se trabalhar com o programa 'Au

tocad'. 

ModelSpace - Utilizado para o trabalho em si. O objecto sobre o qual estamos a trabalhar é realizado aqui                          em 3D para uma melhor noção das dimensões espaciais do objecto em questão. 
Layout -  O objecto é copiado para aqui com o objecto, com o objectivo de ser impresso. Aqui é onde se                  colocam alguns cortes em plano, alçados e outros elementos que caracterizam o objecto para                      impressao.


Para dar inicio ao trabalho em Autocad, foi-nos proposto a criação de um dado. Para tal seria necessária a criação de um cubo, e posteriormente seriam feitos os 'buracos' nas faces do cubo de forma a que este se caracterize como um dado. 
Utilizando o ModelSpace, foi definido a posição do trabalho utilizando o comando VPOINT. De seguida introduzimos as coordenadas 1,-1,1. O Autocad assumiu a posição do observador com as coordenadas dadas. De seguida utilizámos o comando 3DORBIT que possibilita o utilizador de deslocar o ponto de vista do observador em relação ao objecto. 



Para criar o cubo é necessario usar o comando BOX. 

De seguida são inseridas as coordenadas: 0,0,0. O Autocad pede as coordenadas do ponto que define a diagonal espacial do cubo. Tendo em conta que queremos um cubo com as dimensões de 10 de largura, 10 de altura e 10 de comprimento, inserimos as coordenadas 10,10,10. 

Assim, com o objecto criado introduzimos o comando ZOOM  e de seguida EXTEND para este se ajustar à tela do Autocad. 
Então a sequência de comando a usar para a criação do cubo é:
- Box
enter
- 0,0,0
enter
- 10,10,10
enter
- Zoom
enter
- E (Extend)

- Shademode
enter
- X (X-Ray)
enter 

O modo de visualização é desfeito com o comando U (UNDO), ou com as teclas CTRL. 

Com o cubo construído falta fazer os 'buracos' nas faces do cubo que definem o número da face do dado. Para tal é necessária a criação de uma malha de linhas. Nesta malha serão colocados os centros das esferas que 'cortam' o cubo. Para tal, utiliza-se o comando XLINE que define uma recta no espaço. Depois de inserido o comando insere-se H (HORIZONTAL) ou V (VERTICAL), para se criarem rectas que passam no ponto de origem de criação do cubo, formando um eixo.
Então a sequência de comando a usar para a criação da malha, é:
- X-line
enter
- H 
enter 
- 0,0
enter
- X-line
enter
- V
enter 
- 0,0
enter


Assim que as linhas 'guia' estiverem criadas, utiliza-se o comando OFFSET que permite duplicar as linhas com uma determinada distância entre si definida por nós. Neste caso, a distância entre linhas será de 2.5. 

Então a sequência de comando a usar para a continuação da criação da malha, é:
- Offset
enter
- 2.5
enter
- (selecionar a linha a copiar)
enter
- (clicar de que lado se pretende a linha)
enter


Depois da malha criada, utiliza-se o comando OSNAP, para se poder escolhar os pontos que queremos que o Autocad reconheça. 


De seguida, utiliza-se o comando PLAN, para visualizar o cubo em planta. Assim que estiver em planta introduz-se o comando SHPERE para introduzir a primeira esfera na base do cubo. (As esferas tem 1 de raio)

Então a sequência de comandos para a criação da esfera, é:
- Plan
enter
enter
- Sphere
enter
- 5,5,0
enter 
- 1 
enter 


Após o posicionamento da esfera, regressa-se ao ponto de vista inicial através de comanto VPOINT e introduzindo as coordenadas 1,-1,1. 


Com o comando 3DORBIT e com o comando SHADEMODE em modo X-RAY pode-se ter uma melhor noçao do objecto no espaço. 










Regressando ao nosso ponto de vista inicial, ou com o comando "VPoint" e inserindo as coordenadas (1,-1,1) ou com o "3DORBIT", visualizaremos o cubo com a esfera.

Sem comentários:

Enviar um comentário