Aula Nº 3
Nesta aula foram dadas as primeiras noções de como se trabalhar com o programa 'Au
tocad'.
ModelSpace - Utilizado para o trabalho em si. O objecto sobre o qual estamos a trabalhar é realizado aqui em 3D para uma melhor noção das dimensões espaciais do objecto em questão.
Layout - O objecto é copiado para aqui com o objecto, com o objectivo de ser impresso. Aqui é onde se colocam alguns cortes em plano, alçados e outros elementos que caracterizam o objecto para impressao.
Para dar inicio ao trabalho em Autocad, foi-nos proposto a criação de um dado. Para tal seria necessária a criação de um cubo, e posteriormente seriam feitos os 'buracos' nas faces do cubo de forma a que este se caracterize como um dado.
Utilizando o ModelSpace, foi definido a posição do trabalho utilizando o comando VPOINT. De seguida introduzimos as coordenadas 1,-1,1. O Autocad assumiu a posição do observador com as coordenadas dadas. De seguida utilizámos o comando 3DORBIT que possibilita o utilizador de deslocar o ponto de vista do observador em relação ao objecto.
Para criar o cubo é necessario usar o comando BOX.
De seguida são inseridas as coordenadas: 0,0,0. O Autocad pede as coordenadas do ponto que define a diagonal espacial do cubo. Tendo em conta que queremos um cubo com as dimensões de 10 de largura, 10 de altura e 10 de comprimento, inserimos as coordenadas 10,10,10.
Assim, com o objecto criado introduzimos o comando ZOOM e de seguida EXTEND para este se ajustar à tela do Autocad.
Então a sequência de comando a usar para a criação do cubo é:
- Box
enter
- 0,0,0
enter
- 10,10,10
enter
- Zoom
enter
- E (Extend)
- Shademode
enter
- X (X-Ray)
enter
O modo de visualização é desfeito com o comando U (UNDO), ou com as teclas CTRL.
Com o cubo construído falta fazer os 'buracos' nas faces do cubo que definem o número da face do dado. Para tal é necessária a criação de uma malha de linhas. Nesta malha serão colocados os centros das esferas que 'cortam' o cubo. Para tal, utiliza-se o comando XLINE que define uma recta no espaço. Depois de inserido o comando insere-se H (HORIZONTAL) ou V (VERTICAL), para se criarem rectas que passam no ponto de origem de criação do cubo, formando um eixo.
Então a sequência de comando a usar para a criação da malha, é:
- X-line
enter
- H
enter
- 0,0
enter
- X-line
enter
- V
enter
- 0,0
enter
Assim que as linhas 'guia' estiverem criadas, utiliza-se o comando OFFSET que permite duplicar as linhas com uma determinada distância entre si definida por nós. Neste caso, a distância entre linhas será de 2.5.
Então a sequência de comando a usar para a continuação da criação da malha, é:
- Offset
enter
- 2.5
enter
- (selecionar a linha a copiar)
enter
- (clicar de que lado se pretende a linha)
enter
Depois da malha criada, utiliza-se o comando OSNAP, para se poder escolhar os pontos que queremos que o Autocad reconheça.
De seguida, utiliza-se o comando PLAN, para visualizar o cubo em planta. Assim que estiver em planta introduz-se o comando SHPERE para introduzir a primeira esfera na base do cubo. (As esferas tem 1 de raio)
Então a sequência de comandos para a criação da esfera, é:
- Plan
enter
enter
- Sphere
enter
- 5,5,0
enter
- 1
enter
Após o posicionamento da esfera, regressa-se ao ponto de vista inicial através de comanto VPOINT e introduzindo as coordenadas 1,-1,1.
Com o comando 3DORBIT e com o comando SHADEMODE em modo X-RAY pode-se ter uma melhor noçao do objecto no espaço.
Regressando ao nosso ponto de vista inicial, ou com o comando "VPoint" e inserindo as coordenadas (1,-1,1) ou com o "3DORBIT", visualizaremos o cubo com a esfera.
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